Crianças Guarani participam de Semana Indígena da Unesc

A troca de experiências entre alunos do Colégio Unesc e um grupo de crianças indígenas guarani, da aldeia de Imaruí, foi marcante na tarde desta quarta-feira. Os estudantes do Ensino Fundamental da Unesc realizaram diversas apresentações culturais na recepção dos convidados à 1ª Semana Indígena da Universidade.

Após a recepção do grupo indígena, que veio acompanhado do cacique Floriano da Silva, todas as crianças foram até o colégio, onde se conheceram melhor em diversas atividades.

Na aldeia, as crianças indígenas recebem a mesma educação que os demais brasileiros, com a diferença da valorização da cultura guarani, segundo o cacique. Ele destacou que todos os integrantes da aldeia falam o guarani. Uma das atividades durante a recepção foi a apresentação de cantigas de roda, que encantou Silva. “Nossa música é bem diferente da de vocês”, descreveu.

Durante o dia de ontem o grupo indígena esteve vendendo artefatos no hall do Bloco XXI-B, como cestas, bichos de madeira e colares. “O povo guarani tem um papel importante na nossa história. Eles são muito mais avançados na preservação ambiental do que nós”, salientou o professor do curso de História, Carlos Renato Carola.

Leia mais: A Tribuna Net

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s