Exposição permite conhecer ritos e cotidiano dos mbya-guarani

Está em exposição no Museu da Universidade a mostra “Oretataypy: presença mbya-guarani no Sul e Sudeste do Brasil”, que reúne objetos, peças de artesanato, esculturas, vídeos e fotografias.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a perspectiva mbya-guarani em relação ao mundo, sua cosmologia e como isso se reflete em suas atividades cotidianas. As atrações serão divididas em dois eixos principais: “Nossas moradas – Os Mbya no Rio Grande do Sul” e “Tape-Porã, impressões e movimento – Os Mbya no Rio de Janeiro”.

O eixo “Nossas moradas – Os Mbya no Rio Grande do Sul” inclui a exposição “Os seres da mata e sua vida como pessoas” e a instalação “Casa Mbya-Guarani”, que será inaugurada em 16 de novembro. A mostra revela, através de obras de arte e fotografias, as narrativas mitológico-poéticas sobre a origem dos animais que na visão cosmológica Mbyá são compreendidos como humanos.

Já “Tape-Porã, impressões e movimento – Os Mbya no Rio de Janeiro”, convida o  visitante a percorrer três ambientes: as matas, a casa da eterna alegria e um ambiente reservado à prática de produção de cestarias. Há esculturas de animais em madeira, armadilhas para caça e pesca, instrumentos de prática religiosa e peças de artesanato utilizadas como meios de subsistência.

A exposição é resultado de uma parceria do Museu com o Núcleo de Políticas Públicas para os povos indígenas da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Urbana da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (PMPA) e Museu do Índio do Rio de Janeiro.

 

Fonte: UFRGS

Anúncios

Uma resposta para “Exposição permite conhecer ritos e cotidiano dos mbya-guarani

  1. TAÑAMOMBARETE ÑANDE YPYKUÉRA REKO HA ÑE’Ê ,Che mandu’ase ñane mitãmíre avei … Ha’e ñande ko’etî… ha’e omoheñoi ha ombohory ñane ko’etî (Também quero me lembrar de nossas crianças…Aipotaite ñaime oñondive, ñande rete, ãnde ánga ha ñande py’a, ha ñaimeva’erã!! Che peêicha, ha Peê cheicha!! Che, nde, ñande ko opa yvyporaicha..

    Ñande ko Ñande Ru rembiapokue, upevarehe, ñande pehegue.. Ñañopytyvõva’erã oñondive

    Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko’ápe, ha ko’ángaite, upeicharamo, ñande mandu’a va’erã akói hese!
    Liana Utinguassu-www.lianautinguassu.blogspot.com e http://www.yvykuraxo.org.br -PARABÉNS PELO SEU BLOG!! E por gerar visibilidade tão necessária!!ficamos ao dispor, sou ascendente Guarani-Mbyá RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s