Maior mobilização indígena do país reúne 800 lideranças em Mato Grosso do Sul

Brasília – Campo Grande, no Estado do Mato Grosso do Sul, sediará, entre os dias 16 e 19 de Agosto de 2010, a maior mobilização indígena do Brasil, que reunirá mais de 800 lideranças de diversas etnias, noticia hoje (sábado) à LUSA.

O VII Acampamento Terra Livre, instância máxima de decisão do movimento indígena brasileiro, avaliará as conquistas, reivindicações e pedidos não atendidas dos seus povos e elaborará propostas para uma nova política indigenista brasileira.

Estas propostas serão apresentadas aos candidatos à Presidência do Brasil.

O Outro objectivo do encontro, de acordo com os organizadores, é sensibilizar a sociedade brasileira para a grave situação dos indígenas que vivem em Mato Grosso do Sul, nomeadamente os Guarani Kaiowá.
Segundo o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil- 2009, divulgado em Julho de 2010 pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI), 54 porcento dos assassínios de indígenas no país foram registados no Mato Grosso do Sul.

De acordo com a entidade, os Guarani Kaiowá constituem hoje a maior etnia do Brasil e a que mais sofre os efeitos de um modelo de ocupação e de exploração de terras para o agro-negócio.

A agenda do VII Acampamento Terra Livre terá como foco principal a demarcação de terras, a criminalização de lideranças e os impactos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de grandes empreendimentos em terras indígenas, como a transposição do Rio São Francisco e a construção da hidroelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Estado do Pará.

Será discutido ainda o Estatuto dos Povos Indígenas, assim como a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Fonte: http://indios.blogspot.com/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s