Encontro Continental Guarani tem início no Paraná

A necessidade de demarcação dos territórios ancestrais guarani assim como o reconhecimento do legado desta grande nação indígena deixado as identidas sul-americanas foi debatido hoje no início do Primeiro Encontro dos Povos Guarani da América do Sul. Participam aproximadamente 800 pessoas,  entre eles líderes políticos, espirituais e professores bilíngües do Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia, membros das etnias kaiowá, nhandéva, mbyá, ache-guayaki e ava-guarani.

Este encontro continental que irá ocorrer até a próxima sexta-feira na Terra Indígena Tekoá Anheteté, localizada no município paranaense de Diamante D’Oeste, tem como meta servir de espaço de debate em relação a questões da terra, a valorização e reconhecimento dos saberes culturais guarani, como forma de reverter o atual quadro de preconceito sofrido por estas populações.

Fizeram parte do cerimonial de abertura líderanças guarani de sete estados brasileiros, assim como da Argentina, Paraguai e Bolívia.

Sendo uma das maiores etnias no sul da América do Sul no período que antecedeu a chegada dos europeus, e se recuperando demograficamente nas últimas décadas, sua prioridade nos debates será a terra, enquanto espaço necessário para a continuidade de seu modo de ser. Nos dias de hoje quase em a totalidade os territórios dos grupos étnicos que compõem a nação guarani encontram-se ocupados pelas populações de origem européia.

Um desses assuntos é a discussão sobre a terra, pois os guarani, que eram a etnia predominante nos atuais territórios de Brasil e Paraguai antes da chegada dos colonizadores europeus, perderam a maior parte de suas terras.

Apesar de serem mais de 60 mil pessoas somente no Brasil, o que faz da etnia guarani uma das maiores do país, seus sub-grupos étnicos contam com apenas 65 terras indígenas demarcadas, quase todas elas de pequenas proporções.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s